Sou assinante do Jornal O Globo há quase 20 anos, e estou me sentindo incomodado com a política comercial referente a minha assinatura. Como prêmio por ser fiel a este meu fornecedor, eu pago 11 Reais por mês a mais, em relação a um cliente que faça uma assinatura nova hoje…

Nunca vi isso! Programas de descontos e afins servem para fidelizar o Cliente, mas O Globo faz o contrário: penaliza o Cliente fiel! A meu ver isto contraria frontalmente o Inciso II do Artigo 6º da Lei 8078 – o Código de Defesa do Consumidor. Ali se diz que é Direito Básico do consumidor “II – a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações“. Ora, O Globo ignora completamente a lei, e NÃO ME GARANTE A IGUALDADE NAS CONTRATAÇÕES,  e de quebra ainda fere o Inciso IV que protege o consumidor quanto a aplicação de “métodos comerciais coercitivos ou desleais“. É coercitivo na medida em que me impõe uma obrigação, a de ligar a cada 3 meses para reivindicar o desconto, e é desleal, por que se eu não fizer o contato, pagarei mais caro pela assinatura.

Sei que não é este o padrão de ética desta casa, e por isto, eu não posso aceitar o que está sendo feito comigo, e com os demais assinantes. Exijo uma resposta digna desta instituição, no sentido de preservar os meus direitos, frente ao Código de Defesa do Consumidor. O que fiz para isto?

Entrei no Portal do Globo, e registrei uma reclamação contra o jornal… no próprio portal… Imediatamente recebi a mensagem padrão indicando que a reclamação foi recebida, e que “a empresa” tem 15 dias para responder. Todas as vezes que usei este canal para registrar reclamações, vi a minha demanda ser atendida. Será que desta vez eu conseguirei?

Vou manter os meus 5 seguidores informados sobre o desenrolar deste caso.

